Svensk site Site em Português
 NAVEGATION
 BUY & BOOK:








Beaches in the Region of Itacaré

O litoral de Itacaré é formado por diversas praias e morros revestidos por florestas e coqueirais. As praias mais frequentadas e com melhor infra-estrutura turística, estão localizadas perto da cidade. As praias mais desertas são as mais afastadas e algumas não oferecem fácil acesso de carro. Há também praias que nem são reconhecidas de tão pequenas e escondidas.

Praia de São José

Está localizada dentro do Complexo ecoturítico Villas de São José, um vasto projeto que une turismo e preservação do meio ambiente, numa área de proteção ambiental. Grande parte do complexo foi transformado num Ecoparque onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer a fauna e a flora da Mata Atlântica e os projetos ambientais ali desenvolvidos. São José é uma praia muito bonita com ondas fortes, areia branca e muitos coqueiros. É na Praia de São José que  está instalado o Itacaré Eco Resort, primeiro hotel de alto padrão de Itacaré.


Praia do Resende

Está situada em uma área de proteção visual, perto do centro porém sem infra-estrutura, onde não se é permitida qualquer tipo de construção. Uma das mais tranquilas dentre as praias de Itacaré, a Praia do Resende, é uma pequena enseada com grandes coqueiros, piscinas naturais, areia branca e ondas boas para a prática do surfe. Para se chegar até ela, passa-se por uma pequena trilha que sai da Rua Principal ou Caminho das Pedras, onde estão situadas pousadas, bares e restaurantese, podendo estacionar.

Praia do Pontal - Península de Maraú

Situada ao norte do Rio de Contas, são mais de 50km de praias desertas e coqueirais. As prais de Pontal e Piracanga, são ótimas para a prática do surfe por possuírem boas ondas. Há também, mais ao norte, as praias de Algodões, Saquaíra, Cassange, Taipus de Fora e Barra Grande, excelente para os admiradores da natureza e da tranquilidade. Para se chegar até a Praia do Pontal, uma balsa faz a travessia do Rio de Contas até ela, durante a temporada, onde depois, para se dirigir até as Praias de Maraú e Barra Grande pega-se uma estrada de terra leve

Praia da Concha

Está localizada perto do centro da cidade, sendo a praia com a maior infra-estrutura turística de Itacaré. Suas águas são calmas, sem ondas e com muitos coqueiros. De frente para a enseada do Rio de Contas, a praia oferece um dos mais lindos visuais de Itacaré. Lá também estão instaladas pousadas, campings, bares e restaurantes. Para apreciar o pôr-do-sol, o local mais recomendado é o final da praia, próximo ao farol.

Praia da Tiririca

Considerada o melhor pico de ondas da Bahia, os praticantes do surfe são em grande maioria os frequentadores dessa praia. O treinamento de manobras radicais é facilitado 365 dias por ano, devido as ondas rápidas que a Praia da Tirica oferece. Frequentemente são organizados eventos pela Associação de Surf de Itacaré. Algumas etapas do campeonato baiano acontecem aqui. Na Praia de Tiririca estão instaladas pousadas para quem quer se hospedar sem perder de vista as ondas.

Praia do Costa

Está localizada a 1Km da cidade, entre a Tiririca e a Ribeira. É uma praia pequena com muitos coqueiros, areia branca e solta. Apesar do acesso fácil, não há nenhuma infra-estrutura. A Praia do Costa não possui muitos frequentadores. O nado nesta praia é perigoso devido as fortes correntezas. O mais recomendado é que ela seja visitada  apenas para que seja conferido o lindo visual que se é oferecido por ela 

Praia da Ribeira

A Ribeira é uma belíssima praia rodeada pela Mata Atlântica, com um riacho que desce da serra, formando cachoeiras, até uma represa, criando uma piscina de água doce. É a última praia acessível de carro pelo Caminho da Praias. Lá são encontrados estacionamento e várias cabanas que servem bebidas e tiragostos. Não há pousadas por lá, visto que a praia se encontra numa área de proteção ambiental, onde construções são exigentementes regulamentadas. Muito frequentada durante os fins de semana e feriados, a praia da Ribeira não é muito indicada para quem busca tranquilidade. Para esses, a sugestão são as trilhas que saem da Ribeira e levam às praias do Siriaco e Prainha.

Praia da Coroinha

Esta praia está localizada no centro de Itacaré e não é aconselhada para banhos. Antigo atracadouro de barcos que transportavam cacau, a Coroinha serve de ponto de pesca e de campo de futebol quando a maré está baixa. A Praia da Coroinha é uma praia urbana com areia escura, sendo caracterizada como o centro da noite de Itacaré, com pousadas, bares por todos os lados, apresentações de capoeira e, às vezes, som ao vivo.

Praia do Siriaco

A Praia do Siriaco talvez seja a mais secreta de Itacaré. Pequena e escondida, o acesso é feito a pé, cerca de 15 minutos de caminhada, por uma trilha que sai da Praia da Ribeira. O acesso a ela, pode ser um pouco difícil por causa da densa vegetação, mas o esforço é recompensado ao se avistar pura natureza. A Mata Atlântica circunda uma pequena baia com pouca areia e muitas pedras. É sossego garantido.

Prainha

Considerada uma das praias mais lindas do Brasil, a Prainha é o cartão postal de Itacaré. A enseada da Prainha tem uma forma absolutamente simétrica, com dois morros verdes ao norte e ao sul da praia, e um belíssimo coqueral junto à areia. Tendo como frequentadores os surfistas, sua infra-estrutura é composta apenas por uma barraca que vende água de côco. Para chegar até ela, passa-se por uma trilha, a pé com 40 minuots de caminhada, que sai da Praia da Ribeira e corta a mata atlântica, passando por cachoeiras e ribeirões. É recomendável que o trajeto seja feito com acompanhamento de guia.  


Praia de Jeribucaçu

Situada na área de uma fazenda particular, está é uma linda praia que fica deserta durante quase todo o ano. Saindo de uma área de mangue preservada, o rio Jeribucaçu desemboca aqui, num cenário paradisiaco. Para chegar até ela, utiliza-se trilha com 30 minutos de caminhada até a praia ou barco.  A estrada parque que leva a Ilhéus, na rodovia BA-001, é o início da trilha, a 8Km de Itacaré. Na estrada parque há opções de pousadas.

Praia da Engenhoca

Está linda praia deserta é bastante frequentada por surfistas, por apresentar boas ondas. Cercada por coqueiros e Mata Atlântica, há um riacho que desemboca no canto sul. Por estar instalada numa área particular, o acesso a essa praia somente pode ser feito de barco ou a pé. A trilha inicia-se no Km12 da rodovia BA-001. Há estacionamento.
Durante a alta temporada é cobrada uma taxa mínima. Se chega à praia após 20 minutos de caminhada, passando por coqueirais e mata densa.

Havaizinho

Quase deserta durante grande parte do ano, é uma das melhores praias de surf de Itacaré, com ondas fortes, recifes e coqueiros. Para se chegar a Praia de Havaizinho, utiliza-se da mesma trilha que leva à Praia da Engenhoca. Havaizinho está na metade do caminho. Logo antes da chegada à praia, há um mirante natural que oferece uma vista lindíssima.

Praia de Itacarezinho

Localizada a 15Km ao sul de Itacaré, com 3,5 km de extensão e muitos coqueiros, a praia de Itacarezinho oferece boas ondas para a prática do surfe. É um ponto de desova de tartarugas marinhas. O canto norte da Praia é também chamado Camboinha. Uma cascata de água doce desce da mata e cai diretamente na areia da praia. Foi inaugrado recentemente o Txai Resort, abrindo o lugar ao turismo. O acesso se faz pela estrada que leva a Ilhéus. Entretanto, não é possível chegar de carro até a praia. É preciso atravessar a pé áreas particulares cujos donos costumam cobrar uma taxa durante a temporada.

Serra Grande

As praias de Serra Grande estão localizadas ao sul do Rio Tijuipe. São lindas praias virgens que se estendem por vários quilômetros, na Área de Proteção ambiental.

Com 4,5Km de extensão, areia fina, águas transparentes, arrebentação lenta, e correntes de águas mornas, a praia do Sargi, concentra a maioria das pousadas, bares, restaurantes e cabanas. A praia do Pé de Serra é um local privilegiado para observar a chegada das jangadas. De acesso restrito, as praias do Pompilho, da Prainha, do Guedes e da Foz do Tijuipe são natureza pura. Várias pousadas a beira-mar são encontradas em Serra Grande.